POP UP

terça-feira, 10 de março de 2015

Qual a maior estrela conhecida? Se pensou na VY Canis Majoris ou mesmo na NML Cygni, talvez esse post mude seu conceito







—MAIOR ESTRELA CONHECIDA DO UNIVERSO—



Bom, a estrela VY Canis Majoris se tornou a “queridinha” de todos. Isso por que ao ser descoberta, uma bela publicidade de anúncio dizendo que ela era a maior e: “meu Deus, 2100 vezes maior que raio do Sol!”, “equivale a órbita de Saturno” e “um volume de dois bilhões e novecentos e quarenta milhões de planetas Terra” entre outras coisas, fizeram com que as pessoas ovacionassem (até hoje) esta estrela.
Entretanto, o que muita gente não sabe, é que ainda mal se pode afirmar qual a maior estrela do universo devido as inúmeras descobertas espaciais que ocorrem todos os dias. Podemos dizer qual a maior conhecida ou a maior “até hoje”, mas seria muita presunção de nossa parte afirmar que de fato sabemos qual a maior estrela do universo e ponto final. Além disso, as pessoas desconhecem que a VY Canis Majoris já foi “substituída”, mas devido a sua fama, continua sendo a mais falada na boca dos leigos.



Então?


Mas e ai, qual a maior então? Atualmente a estrela UY Scuti (1,708 ± 192 raios solares) que fica nas constelação de Scutum, PODE ser considerada a maior, porém a margem de erro do tamanho dessa estrela pode fazer ela ser ainda maior, como ainda menor (bem menor, visto que quando se trata de estrelas, quilômetros são meros centímetros) fazendo com que ela perca sua posição para algumas outras estrelas. Colocada no Sistema Solar, engoliria até Júpiter e teria no mínimo metade da órbita de Saturno de diâmetro (caraaacas).
Há também uma recente estrela descoberta e medida chamada NML Cygni ou V1489 Cygni (1 650 raios solares), uma hipergigante vermelha que fica, como o nome sugere, na constelação de Cygnis e foi adotada sim por muitos, como a usurpadora do lugar da VY Canis Majoris.
        


E o que houve para a famosa Majoris perder sua colocação?


Bom, convenhamos que o seu tamanho anterior quebrava até mesmo a teoria sobre estrelas e sua formação. Mas o que realmente aconteceu foi a execução de estudos recentes que diminuíram seu tamanho de 1800 a 2100 raios solares para mais ou menos 1420 raios solares (um resultado mais preciso até pelo “20”).
Ela é uma bela estrela a se estudar e admirar, mas acho errôneo por parte das fontes e matérias não atualizarem os vossos conteúdos. Isso causa desinformação! Se gostou da matéria e conseguiu aprender algo novo, se torne membro e comente sua opinião, acompanhe o blog e Tchaaau!!

←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. Estrela ppputa ..............................

    ResponderExcluir
  2. Por favor edite esse blog, só teremos uma nova maior estrela ja descoberta quando o raio for maior que 1420 e a margem de erro menor que 120...A ciência trabalha para chegar o mais próximo da realidade, e vem você que aparentemente não entende nada sobre as classificações desses corpos e diz o contrário. A estrela que terá preferência como maior e sempre a que tem a menor margem de erro.

    ResponderExcluir