POP UP

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O planeta mais negro do Universo!



—O PLANETA MAIS NEGRO DO UNIVERSO É MAIS ESCURO DO QUE O CARVÃO—



       Já parou para pensar como seria se um planeta ao invés de “abraçar” a luz com sua atmosfera, manda-se ela para longe? Como seria se na Terra, os elementos atmosféricos contribuíssem para a total escuridão? Vamos apimentar mais, e se o nosso planeta refletisse apenas 1% de toda luz que incidisse sobre ele? É amigão, existe um planeta que é assim...
       O TrES-2b é um planeta gasoso que gira em torno da estrela GSC 03549-02811, a 750 anos-luz da Terra. Seu tamanho é semelhante ao de Júpiter, maior planeta do Sistema Solar. O achado foi feito com dados da sonda Kepler, telescópio da Nasa que estuda planetas distantes. A temperatura desse exoplaneta ultrapassa os 1000°C.
       Por refletir apenas 1% de toda luz que por ele incide, ele é mais escuro do que qualquer planeta ou lua do sistema solar. É consideravelmente mais negro do que a tinta acrílica preta e mais escuro do que o carvão! Isso faz dele fácil um planeta alienígena.
       Esse planeta curiosamente estranho orbita sua estrela a cerca de 5 milhões de quilômetros. Quer uma comparação? A Terra está cerca de 150 milhões de quilômetros de distância do Sol. Essa proximidade influencia na composição atmosférica do planeta. Ao invés de nuvens de amônia, o TrES-2b contém elementos que absorvem a luz, como sódio e potássio (vaporizados) e óxido de titânio.
       Ainda assim, a intensidade da escuridão intriga os cientistas. “Não está claro o que é responsável por deixar esse planeta tão extraordinariamente escuro”, reconheceu David Spiegel, da Universidade de Princeton. “Contudo, não é completamente preto. Ele é tão quente que emite um brilho vermelho bem fraco, como uma brasa perto de se apagar ou o rolo de um fogão elétrico”, acrescentou.
       E aí, já pensou em pisar numa brasa dessa proporção? Imagina um verão lá. Se gostou, curta nossa página no facebook e se torne um membro do site. Até a próxima!
       Fonte: Universitário/ Notícias
Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário