POP UP

domingo, 15 de março de 2015

SABIA QUE A VIA LÁCTEA TEM OUTRO NOME EM PORTUGAL? OU QUE O NOSSO SOL GIRA EM TORNO DELA?






—CURIOSIDADES SOBRE A VIA LÁCTEA—


1.  Você sabia que em Portugal a nossa galáxia é também conhecida como Estrada de Santiago?


2.  Ela é parte de um aglomerado de 30 galáxias, isso mesmo. Além da nossa, a galáxia de Andrômeda e a Pequena e Grande Nuvem de Magalhães está presente.


3.  A Via Láctea é constituída de seis partes: núcleo, bulbo central, disco, braços espirais, componente esférico e halo.


4.  A parte mais espessa da galáxia é o centro, formado que totalmente por estrelas velhas, com idade entre 10 e 13 bilhões de anos.


5.  É uma galáxia do tipo espiral, com seis braços. Os braços foram batizados de Norma, Perseu, Sagitário, Scutum-Crux, Cygnus e Órion.


6.  Se fôssemos conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 km/h, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.


7.  A Via Láctea possui cerca de 200 bilhões de estrelas. Se metade delas possui planetas (em torno de quatro por estrela), presume-se que a galáxia contenha 400 bilhões de planetas.


8.  Nós só conseguimos enxergar 15 000 estrela a olho nu, o que não dá nem 0,5% das estrelas da galáxia.


9.  O sol leva 250 milhões de anos para dar uma volta completa na Via Láctea. Desde o surgimento da galáxia, há cerca de 13,7 bilhões de anos, ele deu somente 54 voltas.


10. O buraco negro localizado no centro da Via Láctea possui massa estimada em 4 milhões de vezes a do Sol.


11. A Via Láctea é cerca de 20 bilhões de vezes mais brilhante do que o Sol






←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário